Solar Meninos de Luz

O Castor Clube, em parceria com o Viva Rio, foi até o Solar Meninos de Luz, no Rio de Janeiro, para desenvolver atividades com os jovens da Comunidade Cantagalo.

Atividades na HackDesk

A HackDesk foi dividida três áreas, onde foram desenvolvidas atividades de física, química e eletrônica.

Na parte de física, os alunos aprenderam como funciona o voo de aeronaves, com apresentação de um drone em voo e explicação dos conceitos por trás de seu funcionamento.

Na área de química os alunos fizeram experimentos para aprender como funciona a expansão e contração de moléculas, através de dois experimentos bastante interativos, a Amoeba ou Geleca e a Pasta de Dente de Elefante.

E na eletrônica, o Castor Clube desenvolveu um módulo interativo utilizando Arduino e Makey-Makey para ensinar os alunos como funciona a linguagem Braille e terem um treinamento para aprender a ler e escrever palavras em Braille.

 

Curso de Programação de Jogos

 
No mesmo dia, ministramos um mini-curso de programação de jogos para os jovens da comunidade, apresentando conceitos sobre a programação de computadores e criação de jogos, em seguida foi realizada uma atividade prática onde os alunos puderam criar seus primeiros jogos de computador utilizando a Linguagem de Blocos no Scratch.

 

O Espaço Criança Esperança da comunidade

 
E aproveitando o passeio, ainda conhecemos o Espaço Criança Esperança da Comunidade Cantagalo, o espaço fica dentro do complexo Cantagalo-Pavão-Pavãozinho, é administrado pelo Viva Rio, onde desenvolvem diversos projetos dentre grupos culturais, cursos profissionalizantes, entre outros, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da comunidade.

Veja a matéria também no site do Solar Meninos de Luz: Link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *